sábado, 28 de maio de 2011

Alongamento é importante ? SIM !

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

Seus benefícios:
Reduzem as tensões musculares,deixam os movimentos mais soltos e leves,previnem lesões,ativam a circulação, e muito mais.

* Então se você fica reclamando quando faz alongamento, fique sabendo que isso é importante, e que te ajuda a fazer passos com menos dificuldade.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

As posições dos pés

As mais importantes posições são: a primeira, a segunda, a terceira, a quarta e a quinta posição.

1ª Com os calcanhares juntos, os pés ficam abertos um para cada lado, em linha reta. Os joelhos seguem a linha dos dedos dos pés.

2ª Parecida com a primeira posição, os pés ficam afastados entre si por uma distância aproximada de um pé.

3ª Um pouco mais difícil, com os pés virados para fora, coloca-se um pé na frente do outro, unindo-os. O calcanhar do pé da frente fica na metade do pé de trás.

4ª Os pés ficam cruzados e bem afastados (nem tanto), o espaço de um pé com posição normal entre os dois.


5ª Muito parecida com a terceira posição, nessa posição o calcanhar de um pé encosta nos dedos do outro pé.
   VEJA:

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ballet infantil

No ballet clássico infantil (7 aos 12 anos), iniciante e intermediario as alunas já são mais exigidas, desenvolvem a musicalidade, domínio das direções e já começam a adquirir o conhecimento de nomes de alguns passos do ballet  os quais são todos em francês.
 O Ballet infantil e o Baby Class, proporciona as crianças momentos prazerosos onde a dança não se torne apenas demonstração de pura técnica, mas sim liberdade de expressão através de exercícios lúdicos que visam desenvolver o ritmo, a musicalidade, coordenação motora, disciplina, socialização, postura, concentração e sobretudo o incentivo a criatividade e interpretação.

sábado, 14 de maio de 2011

Ballet La Sylphide

Conta a história de James, um camponês escocês, que estava prestes a se casar com Effie, também camponesa. Porém uma Sílfide e James se apaixonam no dia do casamento. Então, James abandona sua noiva, parentes e amigos em seu casamento para ficar com a Sílfide. James percebe que é impossível manter a Sílfide como uma mortal. Uma bruxa chamada Madge vê que os dois estão mesmo apaixonados e dá um lenço mágico para James e diz que ele deve amarrar o lenço na cintura da Sílfide. Ela explica para James que este lenço fará com que as asas da Sílfide caiam e desse modo a Sílfide não poderá mais voar. Quando a Sílfide coloca o lenço, ela cai morta no chão e com ela vai embora a esperança de James viver feliz para sempre com seu grande amor. As sílfides e os amigos da Sílfide a levam embora, e James percebe que Effie está se casando com outro homem. Furioso, James enfrenta Madge que acaba matando-o.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pé de bailarina


Os problemas mais comuns que uma bailarina pode ter são:Calos, dedos em martelo, "joanetes", problemas com as unhas, hallux rígido, sesamoídites, tendinites do tendão flexor do dedo grande ou do tendão de Aquiles. Todas são bastante comuns nas bailarinas, pois fazem muita força no extremo distal do pé( ou seja, com o metatarso e com os dedos) metatarsos.

Para ter um pé melhor:

Conselhos de higiene: lavagem frequente do pé, cuidados de pele e cortar as unhas (em redondo NÃO, mas sim transversalmente).
Por outro lado, massagear para melhorar a circulação, banhar (pôr os pés em água e sal) para evitar edemas e, por último, escolher calçado adequado, que deve ser o mais anatómico e cómodo possível!O salto do sapato das bailarinas não deverá exceder os 4 cm de altura.

Ponteira de silicone

A ponteira serve para aliviar a dor e a presssão quando ficamos na ponta.Há outro tipo de ponteira sem ser a de silicone, que é a de pano, mas a mais recomendável é a de silicone, que não dói tanto e nem machuca tanto o pé.Esta ponteira é super fácil de colocar, pode colocar por dentro ou fora da meia-calça(se você usar meia-calça), não é cara(a partir de 22,00).

*Tem ponteiras de várias marcas.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como amarrar uma sapatilha de ponta

Veja um dos geitos de amarrar uma sapatilha de ponta:

Bullying no ballet

No ballet também existe bullying!Só porque você é gordinha, magrelinha, tem dificuldade em alguns passos ou não tem uma aparência tão bonita, já é motivo para os outros te zoarem.Não ligue muito para essas coisa, primeiro fale particularmente com a professora, depois se continuarem deixe "pra lá", finge que nem está escutando e mostre o que você tem de melhor! O mais importante é que você não se aflija por isso!

sábado, 7 de maio de 2011

A postura de uma bailarina

Embora seja difícil manter a postura em alguns passos, a postura é o principal de uma bailarina, pois ajuda a manter o equilíbrio em várias posições e em passos difíceis.A postura também ajuda no dia a dia , pois faz super bem para sua coluna.(dá uma olhada agora como está sentado lendo esta postagem, se está com a coluna reta parabéns,se não pode ir concertando...)

                                                    Veja o certo :

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ballet Bolshoi

O Ballet Bolshoi é a Companhia do Grande Teatro Acadêmico para Ópera e Ballet de Moscou. Sua origem se deu em 1773 quando um grupo de bailarinos, meninos e meninas carentes, e outros cidadãos servos, foi formado através de aulas realizadas em um orfanato de Moscou.
Hoje o Bolshoi possui um grande naipe de profissionais, como: bailarinos, mímicos, cantores e músicos adultos e infantis. E anualmente produz em média de quatro espetáculos por mês, entre balés e óperas.
No Brasil foi aberta uma Escola do Teatro Bolshoi em Joinville, Santa Catarina, com a proposta de formar artistas cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
    Ballet Giselle

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Maquiagem de bailarina

Na hora de se apresentar tem que tomar cuidado com a maquiagem e acessórios.A maquiagem deve ser bem leve,delicada e não pode ser forte;dependendo do figurino e do repertório, pode até fugir do padrão(como no filme"Cisne Negro").Os acessórios pode ser no máximo um brinco com um ponto de luz,nada de cordões,pulseiras ou brincos grandes.


O.B.S:Dependendo do repertório é permitido o uso de acessórios.